sábado, 3 de agosto de 2013

Ritos da: Bênção e Imposição do Escapulário, da Consagração de Aliança, e da Bênção e Imposição da Cadeia de Caridade, próprio para os escravos de Jesus em Maria



Ritos da: Bênção e Imposição do Escapulário, da Consagração de Aliança, e da Bênção e Imposição da Cadeia de Caridade, próprio para os escravos de Jesus em Maria

BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO
V: Mostrai-nos Senhor, tua misericórdia
R: E dá-nos tua salvação.
V: Escuta, Senhor, minha oração.
R: E chegue a ti meu clamor.
V: O Senhor esteja convosco.
R: Ele está no meio de nós.

OREMOS:
Ó Sabedoria Eterna e Encarnada, ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho único do Eterno Pai e de Maria sempre Virgem, eis que é chegada a hora do teu Reino no mundo e nos corações dos homens, reveste teus servos do espírito de Elias, dos antigos profetas e do espírito de Sabedoria, por isso abençoa com tua desta a este hábito que, por teu amor e o de tua Mãe, a Sede da Sabedoria, Rosa Mística e Virgem Maria do Monte Carmelo, irá levar com devoção teu servo (ou serva), a fim de que pela intercessão de tua própria Mãe, e do profeta Elias, e defendido(a) do espírito maligno, persevere em tua graça até a morte, revestindo-o(a) do espírito e do poder de Elias para o ministério profético sobre a face da Terra, em testemunho público de teu Reino e defeza da Igreja, para que teu Reino seja estabelecido no mundo, Vós que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
R: Assim seja.

A continuação asperge-se o escapulário com água benta e depois o impõe na pessoa ou pessoas (a cada um separadamente) Dizendo a cada uma:

Recebe este bendito e profético hábito do Reino de Jesus, veste de noiva do Cordeiro de Deus, revestindo-te da pele real do Cordeiro de Deus, de sua própria realeza e da própria glória da Jerusalém Celeste, suplicando à Rainha dos Céus e da Terra que, por seus méritos, o leves sem mancha,  defenda contra todas as adversidades e te conduza à vida  eterna.
R: Que assim seja.
E acrescenta: Que o Senhor, Rei dos Céus e da Terra, Verbo de Deus, te revista da Jerusalém Celeste e da Glória de sua Realeza. E eu, usando da potestade que me foi concedida, te recebo à participação de todos os bens espirituais que, pela misericórdia de Jesus Cristo, praticam os Sagrados Filhos da Sabedoria. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R: Que assim seja
Que te abençoe o Criador do céu e da terra, que renova todas as coisas no Poder de seu Santo Espírito, o Deus de Elias e dos antigos profetas, que dignou-se incorporá-lo ao Reino de Jesus por meio dos Sagrados Filhos da Sabedoria, conceda-te por intecessão de Santíssima Virgem do Monte Carmelo a quem imploramos que na hora de sua morte abata a cabeça da serpente infernal e finalmente, consigas as palmas e a coroa da herança sempiterna. Por Jesus Cristo nosso Senhor.
R: Que assim seja.
E asperge-se o novo membro com água benta.
Quando são mais de uma pessoa a receber o santo escapulário, se diz no plural. Não deixe de exortar-lhes a que vistam dignamente o escapulário, tratando de imitar as virtudes de Maria. Em caso de necessidade, basta para abençoar o escapulário o sinal da cruz do sacerdote e as palavras.
"Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém".


RITO DA CONSAGRAÇÃO DE SI MESMO
COMO ESCRAVO DE JESUS
POR MEIO DE MARIA - Consagração de Aliança.
I. Ministro da Consagração: Queiram(a) aproximar-se os(o) candidatos(o) à Consagração de Aliança.
II. Os candidatos se aproximam e dizem: Aqui estamos(estou) Senhor, para fazer a Vontade de Deus.
III. Ministro da Consagração: O que pedem(m)?
IV. Candidatos: A Misericórdia de Deus e o Reino de Jesus em nossos corações.
V. Ministro da Consagração: Após um período de preparação para esta Solene Consagração,/ em Nome de Deus e da Igreja,/ vos declaro dignos(o) para professar este vínculo sagrado./ Eu vos pergunto em Nome de Deus e da Igreja:/ Querem(quer) viver como verdadeiros(o) escravos(o) de Jesus por meio Maria,/ vivendo bem o dom desta Consagração,/ instaurando o Reino de Jesus por meio de Maria pela Terra,/ defendendo a Santa Igreja Católica,/ a Sã Doutrina,/ a Verdade da Fé,/ a Tradição Apostólica,/ a Hierarquia e o Magistério da Igreja, e  o Evangelho de Jesus Cristo,/ dando a vida pela causa de Cristo?
VI. Candidatos: Queremos(Quero), com a Graça de Deus, no Poder do Espírito Santo.
VII. Ministro da Consagração: Querem(res) se consagrar a Jesus Cristo/ e à Santíssima Virgem Maria,/ como seus(seu) fiéis(fiel) escravos(o),/ pelo Ato da Consagração de Aliança,/ segundo o Método de São Luís Maria Grignion de Montfort,/ contemplado no livro Tratado de Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem,/ para selar esta Aliança e este vínculo sagrado?
VIII. Candidatos: Queremos(quero), com a Graça de Deus.
IX. Ministro da Consagração: Então,/ a partir desta Solene Consagração e destes propósitos,/ eu vos declaro, em Nome de Deus e da Igreja,/ pessoas(a) Consagradas(a) ao Senhor,/ Ministros(o) do Deus Altíssimo,/ pertencentes ao Reino dos Sacerdotes, Reis e Profetas do Deus Todo Poderoso,/ dos predestinados Soldados do Exército de Jesus e Maria,/ Ungidos do Espírito Santo,/ Filhos da Sabedoria Eterna  e Encarnada/ e Apóstolos dos Últimos Tempos,/ investidos do Poder do Alto.
X. Candidatos: Amém!
XI. Ministro da Consagração: Fazei o vosso juramento:
XII. Candidatos: Eu juro amor,/ lealdade,/ obediência e fidelidade a Deus Pai,/ a Deus Filho,/ a Deus Espírito Santo/ e à Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana,/ e prometo cumprir e fazer cumprir/ o Santo Evangelho/ e a Verdade da Fé,/ a preço de meu sangue,/ por amor ao meu Deus.
XIII. Ministro da Consagração: Queiram(a) professar a Consagração de Aliança.
XIV. Os candidatos rezam a Consagração.
XV. Ministro da Consagração: Que Deus confirme, ligue e sele estes propósitos no seu Santuário no céu, na forma de Decreto Divino.
XVI. Candidatos: Amém!

******
A seguir, fazem a prostração, e a comunidade canta ou reza o Vem Espírito Criador (ou outro cântico litúrgico do Espírito Santo), a Ladainha de Todos os Santos, o Magnificat. Faz-se a Efusão de Espírito Santo e a Assinatura da Consagração da Aliança. Geralmente a folha da consagração é assinada antes da cerimônia.
XVII. O Ordinário abençoa os objetos que servirão de sinal da escravidão de amor a Jesus por meio de Maria. Se não haver Ordinário, os objetos já deverão estar bentos deste antes da cerimônia...
XVIII. Ministro da Consagração: (Entrega do terço na mão do consagrado): Recebe na tua mão esquerda o Rosário de Maria como arma para o teu combate.... (após cada recebimento, o candidato diz: Amém!)... (Continua...)
(Entrega da Cruz ou Crucifixo na mão do consagrado): Recebe na tua mão direita o estandarte ensanguentado da Cruz de Jesus como sinal da tua vitória e do teu Ministério Profético... (Continua)...
(Entrega da Medalha ou Escapulário, ou fazer o sinal da Cruz no peito do consagrado): Recebe no teu peito + os Sagrados Nomes de Jesus e Maria...
(Caso tenha a Entrega da corrente da escravidão ou de outro objeto): E recebe no teu corpo esta cadeia como sinal da tua escravidão amorosa e voluntária a Jesus por meio de Maria. Amém!



A FÓRMULA DA CONSAGRAÇÃO DE ESCRAVIDÃO:
CONSAGRAÇÃO DE ALIANÇA, ou,
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO - A SABEDORIA ETERNA E ENCARNADA – PELAS MÃOS DE MARIA, ou,
CONSAGRAÇÃO DE SI MESMO COMO ESCRAVO DE JESUS POR MEIO DE MARIA:

Ó Sabedoria eterna e encarnada! Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, unigênito Filho do eterno Pai, e da sempre Virgem Maria, adoro-vos profundamente no seio e nos esplendores de vosso Pai, durante a eternidade, e no seio virginal de Maria, vossa Mãe digníssima, no tempo de vossa Encarnação.
Eu vos dou graças por vos terdes aniquila­do a vós mesmo, tomando a forma de escravo, para livrar-me do cruel cativeiro do demônio. Eu vos louvo e glorifico por vos terdes querido submeter a Maria, vossa Mãe Santíssima, em todas as coisas, a fim de por ela tornar-me vos­so fiel escravo. Mas ai de mim, criatura ingrata e infiel! não cumpri as promessas que vos fiz solenemente no batismo. Não cumpri com mi­nhas obrigações; não mereço ser chamado vos­so filho nem vosso escravo, e, como nada há em mim que de vós não tenha merecido re­pulsa e cólera, não ouso aproximar-me por mim mesmo de vossa santíssima e augustíssima majestade. É por esta razão que recorro à intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me destes por medianeira junto a vós, e é por este meio que espero obter de vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aqui­sição e conservação da sabedoria.
Ave, pois, ó Maria Imaculada, tabernáculo vivo da Divindade, onde a eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens!
Ave, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império é submetido tudo o que está abaixo de Deus!
Ave, ó seguro refúgio dos pecadores, cuja misericórdia a ninguém falece! Atendei ao de­sejo que tenho da divina Sabedoria, e recebei, para este fim, os votos e as oferendas, apre­sentadas pela minha baixeza.
Eu, N..., infiel pecador, renovo e ratifico hoje, em vossas mãos, os votos do batismo. Renuncio para sempre a satanás, suas pompas e suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria encarnada, para segui-lo le­vando minha crus, em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido, escolho-vos neste dia, ó Ma­ria Santíssima, em presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e minha Senhora.
Entrego-vos e consagro-vos, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e até o valor de minhas obras boas passadas, presentes e futuras, dei­xando-vos direito pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, a vosso gosto, para maior glória de Deus, no tempo e na eternidade. Recebei, ó benigníssima Virgem, esta pequena oferenda de minha escravidão, em união e em honra à submissão que a Sabedoria Eterna quis ter à vossa mater­nidade; em homenagem ao poder que tendes ambos sobre este vermezinho e miserável peca­dor; em ação de graças pelos privilégios com que vos favoreceu a Santíssima Trindade. Pro­testo que quero, dora em diante, como vosso verdadeiro escravo, buscar vossa honra e obe­decer-vos em todas as coisas. Ó Mãe admirá­vel, apresentai-me a vosso amado Filho, na qualidade de escravo perpétuo, para que, ten­do-me remido por vós, por vós também me receba favoravelmente. Ó Mãe de misericórdia, concedei-me a graça de obter a verdadeira Sabedoria de Deus, e de colocar-me, para este fim, no número daqueles a quem amais, en­sinais, guiais, sustentais e protegeis como fi­lhos e escravos vossos. Ó Virgem fiel, tor­nai-me em todos os pontos um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria en­carnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu che­gue um dia, por vossa intercessão e a vosso exemplo, à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Assim seja.

.......................................................................
Assinatura do nome completo.

Cidade e data: _______________ , ______ / ______________ / ______



BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DA CADEIA DE ESCRAVIDÃO AMOROSA E
VOLUNTÁRIA A JESUS E AO SEU REINO NOS CORAÇÕES E NA TERRA

V: Mostrai-nos Senhor, tua misericórdia
R: E dá-nos tua salvação.
V: Escuta, Senhor, minha oração.
R: E chegue a ti meu clamor.
V: O Senhor esteja convosco.
R: Ele está no meio de nós.

OREMOS:
Ó Sabedoria Eterna e Encarnada, ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho único do Eterno Pai e de Maria sempre Virgem, eis que é chegada a hora do vosso Reino no mundo e nos corações dos homens, e em cumprimento de vosso Reino abençoa esta cadeia de caridade que servirá de sinal de escravidão amorosa e voluntária a Vós e ao Vosso Reino nos corações e no mundo, que usarão aqueles que se consagram como vossos fiéis escravos por meio de Maria, para que usando lembrem-se dos votos e compromissos do batismo, a renovação perfeita das promessas batismais que fizeram por esta devoção, e a estrita obrigação em que estão de se conservar fiéis. Em Nome do + Pai e do + Filho e do Espírito + Santo.
V. Amém.

A continuação asperge-se a cadeia com água benta e depois o impõe na pessoa ou pessoas (a cada um separadamente), dizendo a cada uma:

Recebe esta bendita cadeia de caridade, sinal visível e palpável da vinda e estabelecimento do Reino de Jesus que já chegou e está no meio de nós, para que teu corpo e alma possa participar da mesma escravidão completa em ti.
R: Que assim seja.

Nenhum comentário: